A enquete:
Uma enquete extraoficial divulgada aqui no blog e na minha Fan Page no Facebook deu à população campanariense a oportunidade de avaliar de maneira autônoma a qualidade do Serviço de Saúde Pública no município como um todo.
A pesquisa esteve disponível ao público a partir do dia 28/04/2013 e teve o seu encerramento no dia 28/06/2013, portanto, foram coletadas opiniões durante 02 meses e compreendiam os seguintes
conceitos: Excelente, Bom, Regular, Ruim e Péssimo.
conceitos: Excelente, Bom, Regular, Ruim e Péssimo.
O
intuito da mesma era saber exatamente, por amostragem, qual seria o
grau de satisfação da população usuária deste serviço, apesar do que
podemos observar diariamente a olhos nus. Sem aopinião popular, ou
seja, dos usuários deste serviço, tal levantamento poderia resultar em
um retrato impreciso da sua verdadeira condição.
Como
havíamos prometido, organizamos os resultados que coletamos a partir da
opinião pública e mostraremos a seguir o que obtivemos.
Nossa análise:
Resumidamente, a pesquisa mostrou-nos que os campanarienses avaliaram o serviço em questão, como:
Apesar de termos obtido alguns resultados tidos como "Excelente" e "Bom", a pesquisa nos revelou uma altíssima insatisfação popular com o serviço de saúde e que, por consequência, quase que a falência do mesmo, visto que se somarmos as opiniões obtidas como qualidade "Péssimo - 61,1%" e "Ruim - 5,6%" teremos um percentual de avaliação negativa de 66,7%, o que é muito preocupante, já que tal serviço em virtude da sua importância vital e social deveria obter ao menos o conceito "BOM".
Se
avaliarmos todas as opiniões que classificam tal serviço como de
qualidade inferior a "Bom", passando a incluir na análise as opiniões
tidas como "Regular - 11,1%", o quadro se agrava ainda mais, pois teremos então um percentual de insatisfação popular na casa dos 77,8%. Este resultado é gravíssimo e praticamente decreta a falência do serviço de saúde pública municipal.
Esses
dados revelam que o poder público necessita fazer algo urgentemente em
favor da recuperação e da oxigenação do Serviço de Saúde Pública
prestado aos Campanarienses tendo em conta que toda a população, exceto
em alguns poucos casos, depende unicamente do serviço prestado
localmente.
Ademais,
é bom lembrar que o Serviço de Saúde Pública foco da avaliação
compreende, dentre outros quesitos, a facilidade de acesso a: médicos,
consultas, remédios, ambulâncias, tratamentos, equipamentos
hospitalares, serviço de enfermagem, ambientes salubres, etc.
Adicionalmente,
há que se lembrar ainda que a deterioração dos serviços só ocorre em
virtude de um histórico de falta de investimentos, ausência de um
planejamento a longo prazo e de políticas que visem a boa prestação de
um serviço mais que essencial e um dos mais básicos assegurados aos
cidadãos. A degradação não ocorre da noite para o dia.
Dessa
forma, como compromisso assumido junto à população, deixo aqui esta
reflexão a toda a comunidade campanariense no intuito de que possam ter
conhecimento dos fatos e também possam chegar às suas próprias
conclusões.
É isso, pessoal!
Vamos juntos e avante Campanário!
Vereador Adriano Sousa - Risadinha
"Contra fatos não há argumentos!"
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Apuração dados: Polldaddy
Organização: Coord. de Marketing e Mídias Digitais - SP - Brasil
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